quinta-feira, 16 de junho de 2011

PELA SUSTENTABILIDADE E CONTRA O DISPERDÍCIO

Participação da população de Alfenas é fundamental na segunda fase da Gincana Impacto Zero SWU.




Os resíduos para a prova de coleta seletiva podem ser entregues na sede do Tiro de Guerra ou na Unifal até sexta feira (17).
 
Foto: Niss Mendes - Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL. Nela eu entrevisto uma das participantes da equipe "Catavento", Larissa Vilela Nascimento.
             
A Gincana Ambiental da SWU está mobilizando estudantes da Universidade Federal de Alfenas-MG - UNIFAL, bem como toda a comunidade, pois a cidade está participando da segunda etapa de um competição que premiará com 500 mil reais a Faculdade que vencer todos os desafios.
A Gincana Impacto Zero SWU, poderá ser vencida pela equipe “Cata Vento”, com 20 alunos da Unifal, das faculdades de Farmácia, Nutrição e Biotecnologia, está última a que tem o maior número de integrantes.
Se eles, os alunos, conseguirem mobilizar a população de Alfenas, como eles tentaram, a aderir à coleta seletiva que acontecerá no próximo sábado (18), a Unifal poderá vencer seu rival direto pela vaga à terceira etapa, que é uma universidade do Ceará. 
            A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretária de Educação e Cultura está apoiando a equipe catavente, tendo mobilizado alunos da zona urbana e rural para ajudarem na coleta dos reciclados, que vão fazer a diferença.
            Segundo escreveu no site Alfenas Agora, o repórter Leonardo Miranda Alves, no domingo (19) o resultado será apresentado no programa “Fantástico” (Rede Globo) no mesmo dia. As dez equipes que recolherem a maior quantidade de resíduos válidos para reciclagem estarão classificadas para a última fase.
            
             Também no site, encontra-se a afirmação de que nessa fase as equipes foram separadas pela população do município onde está instalada a faculdade representada, como você pode ler:
A coordenadora da gincana no SWU, Marcella Silveira, explica que cada faculdade disputará a prova em par com outra que esteja inserida numa cidade com características semelhantes. A ideia é que não haja desigualdade de condições entre as equipes. “Não seria razoável que a cidade de São Paulo, por exemplo, com seus mais de dez milhões de habitantes, disputasse com os seis mil habitantes de Inconfidentes (MG)”, explica.

             REALITY SHOW
             Caso a equipe da Unifal seja classificada para a próxima etapa da gincana os alunos vão passar por uma seleção a partir de julho para participar de reality show de sustentabilidade. Serão selecionados dois alunos para representar a equipe. O reality será transmitido pelo canal Multishow entre 2 de agosto e 1º de setembro, quando será anunciada a equipe vencedora.
             Segundo a estudante Camila Pereira, do curso de Biotecnologia da Unifal, mesmo em meio às provas da faculdade, todos estão muito animados. “Estamos mobilizando a comunidade, amigos e familiares para ganharmos o prêmio e ver nosso projeto, que hoje é apenas um piloto, finalmente desenvolvido”, diz.
             Os quinhentos mil reais devem ser utilizados no desenvolvimento do projeto de sustentabilidade elaborado pelos alunos da Unifal que rendeu a classificação na primeira fase da gincana. O projeto “Reciclagem de Termoplásticos para a Geração de Energia Eólica” foi um dos 20 selecionados por um júri técnico entre projetos de100 faculdades de 16 Estados. Agora, as 20 equipes escolhidas vão se enfrentar para que dez participem do reality show de sustentabilidade. Ao todo, participam desta fase 400 alunos – 20 de cada equipe – que têm a incumbência de mobilizar a comunidade do entorno da faculdade.

RESÍDUOS PONTUAÇÃO/KG ($wv)
Plásticos 5,00
Ferro 0,35
Jornais e revistas 2,80
Isopor 1,10
Latas de ferro e alumínio 2,20
Embalagens laminadas 0,70
Vidro 0,20
Pilhas e baterias 1,00
Filtros de cigarro 100,00
Eletrodomésticos 8,00
Eletrônicos 8,00
Papel 4,00
Papelão 6,00
Embalagens longa vida 1,50 Misto (não triado) 0,05
Mais informações no site www.swu.com.br/impactozero.

Nenhum comentário: